COMBATE À POBREZA

Ministro apoia projeto para aplacar miséria na orla lagunar de Maceió

Prefeito pede obras e quase 2 mil casas em área miserável de AL

acessibilidade:

O prefeito de Maceió (AL), Rui Palmeira (PSDB), reuniu os ministros das Cidades, Alexandre Baldy, e dos Transportes, Maurício Quintella, na tarde desta sexta-feira (12), em uma incursão de autoridades na Orla Lagunar de Maceió, para apresentar o projeto de execução de obras de infraestrutura e moradia na região que concentra algumas das comunidades mais pobres da capital alagoana.

Após a apresentação dos projetos, o ministro das cidades garantiu a captação de recursos federais para financiar as obras. E, na presença do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, Alexandre Baldy autorizou a Prefeitura de Maceió a apresentar projetos de reurbanização de toda a área, para apreciação do banco estatal.

Rui Palmeira apresentou projeto à comitiva de autoridadesO prefeito tucano atribuiu a sinalização positiva à presença do ministro na área degradada pela miséria e pelo abandono do poder público, que agrava a realidade de quem foi levado a morar às margens da Lagoa Mundaú, de onde tiram o sustento dos pescados e do sururu.

“Ele ficou admirado com a beleza e a degradação do local. Durante o almoço, conversamos sobre o que pretendemos fazer na região, pois estamos lutando para conseguir 1.800 unidades habitacionais para quem mora aqui. Futuramente, queremos uma nova via onde hoje existe a favela. Devemos, já na próxima semana, apresentar esse projeto à Caixa Econômica e vamos lutar muito para liberar esses recursos”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O ministro destacou os contrastes entre as belezas naturais da capital alagoana e a realidade das comunidades do entorno da Lagoa Mundaú. “Percebi várias realidades na capital alagoana, que tem regiões muito belas e bem apresentadas, e outras com desafios enormes, como nas comunidades da Torre e Sururu de Capote, que margeiam a orla lagunar. O Ministério das Cidades vai aguardar os projetos da Prefeitura para podermos transformar a realidade de cerca de 1.800 famílias. Aqui poderia se tornar em um novo cartão postal de Maceió”, afirmou o ministro Alexandre Baldy.

O ministro dos Transportes Maurício Quintella, que é deputado federal licenciado e presidente do PR de Alagoas, prometeu trabalhar com governo de Michel Temer e a bancada federal alagoana, para modificar rapidamente a realidade das comunidades da orla lagunar.

O PROJETO

Falta quase tudo para população do entorno da Lagoa MundaúA proposta da Prefeitura prevê a construção de 1.776 unidades habitacionais verticalizadas que beneficiarão todas as famílias que hoje residem em área imprópria, às margens da lagoa, sem infraestrutura alguma e em total situação de vulnerabilidade social, além da relocação do traçado da via, levando-a mais próxima da margem da lagoa, o que impedirá novas ocupações às margens da lagoa.

“A comunidade necessita urgentemente de ações de infraestrutura e de habitação. A vinda da comitiva é uma tentativa para que possamos resolver, definitivamente, os problemas enfrentados por quem mora aqui”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Palmeira, que pode liderar a execução da obra, caso Rui Palmeira renuncie ao mandato para disputar o governo de Alagoas, contra a reeleição de Renan Filho (PMDB).

O projeto ainda deve construir equipamentos públicos sociais para garantir melhoria do acesso das comunidades aos serviços públicos, bem como nas condições de trabalho e geração de renda de quem vive na região.

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, prometeu atenção especial ao projeto. “Tenho certeza de que o ministro saiu de Maceió sensibilizado para encontrar uma alternativa para essa região. Nessa visita, ele já autorizou que a Prefeitura dê entrada na Caixa Econômica para a análise do projeto das quase duas mil moradias. Vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida dessa população”, frisou.

A comitiva contou com a presença do senador Benedito de Lira, do deputado federal Arthur Lira, da secretária Nacional de Habitação, Socorro Gadelha, do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias. (Com informações da Secom Maceió)

Reportar Erro