Fome maior

Ministra chamada à Câmara para explicar aumento da miséria

acessibilidade:

A Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou convite para a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) ir à Câmara dos Deputados, dia 25 deste mês, para explicar os resultados e o momento da divulgação do estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que apontou aumento da miséria no Brasil em 2013. A pesquisa prevista para ser divulgada em outubro foi adiada para após o segundo turno das eleições, causando até o pedido de afastamento do diretor do instituto responsável pelo estudo. O requerimento aprovado foi do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE).

O deputado ainda vai insistir na aprovação de convite ao presidente do IPEA, Sergei Soares, para tratar do mesmo tema durante audiência pública, em conjunto com as Comissões de Fiscalização e Trabalho. ?Acredito que o governo não vai se furtar de trazer um debate técnico de um assunto tão importante?, disse o líder do DEM.

?O assunto precisa ser debatido no parlamento já que o governo se vangloria do declínio da miséria no País. O estudo do IPEA mostrou que mais 370 mil pessoas passaram a viver na extrema pobreza. Esse triste número é consequência de uma política econômica desastrosa com inflação crescente que repercute diretamente na renda do povo?, ponderou. ?Os sinais econômicos são muitos claros castigando com maior intensidade a camada mais pobre da população. E o governo preocupado em ampliar a maquiagem das contas públicas a exemplo da alteração da LDO enviada ao Congresso ontem que elimina a meta de superávit primário?, afirmou Mendonça Filho.

Reportar Erro