Mais Médicos

Ministério da Saúde irá emitir registros, caso MP seja aprovada

Medida Provisória do programa pode ser votada hoje na Câmara

acessibilidade:

O governo federal está confiante que a Câmara dos Deputados aprove nesta terça-feira (08) a Medida Provisória (MP) 621, que institui o Programa Mais Médicos. A expectativa se deve ao fato da MP autorizar o Ministério da Saúde emitir os registros provisórios para que os médicos estrangeiros comecem a atuar. Hoje pela manhã, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em reunião com os líderes da base aliada do governo,para pedir apoio.

Segundo a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, mais da metade dos médicos estrangeiros estão sem trabalhar, porque ainda não receberam o registro dos conselho regionais de Medicina (CRMs). Por isso, os profissionais estão recebendo a bolsa salário sem exercer a medicina.?Os líderes da base estão compromissados em votar a matéria. O acordo é para votar hoje [na Câmara] para que, na semana que vem, o Senado possa votar. Dos mais de 600 médicos que vieram de outros países, mais da metade está sem registro dado pelos conselhos regionais de Medicina. Eles já estão nos municípios, estão recebendo ajuda financeira, mas estão lá aguardando, quando poderiam estar atendendo à população?, ressaltou Ideli.

O líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), também aposta na aprovação da MP. ?Não vi muita resistência não. No embate natural, a maioria da base está favorável, até porque é um tema que a sociedade pede uma providência. Se a providência tomada é mais ou menos correta, isso será debatido. Mas nem a oposição hoje está questionando a providência dela?, disse Cunha. Apesar da relutância de entidades médicas e de partidos da oposição, a Casa deve votar hoje, primeiro, a medida provisória, para, em seguida, iniciar a análise da minirreforma política. Com informações da Agência Brasil.

 

Reportar Erro