Mudanças estruturais

Ministério da Agricultura mudará fiscalização de frigoríficos no País

Ideia é simplificar processo de inspeção do abate e processamento

acessibilidade:

O Ministério da Agricultura deve publicar nesta semana uma portaria com mudanças na fiscalização dos frigoríficos. A ideia, segundo contou o ministro Blairo Maggi, é simplificar o processo de inspeção do abate e de processamento da carne. “Serão várias alterações na estrutura da fiscalização. Os últimos arredondamentos políticos estão sendo feitos.”

Na avaliação do ministro, o momento é favorável para mexer na estrutura sanitária, pela necessidade de atacar problemas que surgiram neste ano. Ele se refere à Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, em março, que provocou questionamento da União Europeia, e à suspensão das compras de carne bovina in natura pelos Estados Unidos. Tudo isso trouxe oportunidades para a revisão em procedimentos, diz Maggi.

Entre as mudanças já anunciadas pelo Ministério da Agricultura está a contratação temporária de 300 veterinários para fiscalizar frigoríficos. A vacina contra a aftosa, apontada como a causadora de abscessos na carne vetada pelos EUA, também será revista. O Ministério deve enxugar a estrutura da fiscalização, com corte de cargos, muitos deles indicados por políticos. Pode também criar uma corregedoria para investigar possíveis irregularidades praticadas por fiscais. (AE)

Reportar Erro