Incoerência

Mina de bauxita do governo da Noruega ajuda a desmatar Amazônia

Governo norueguês tem 43,8% de mina de bauxita na floresta

acessibilidade:

O governo norueguês é dono de 43,8% da Norsk Hydro, empresa apontada como responsável por desmatamentos na Floresta Amazônica para exploração de bauxita. A empresa que administra o fundo de previdência da Noruega seria dona de 6,5% da mesma companhia. A informação foi divulgada no site codigoflorestal.com.

A revelação mostra que a Noruega não tem lá autoridade para dar lições ao Brasil sobre como conter o desmatamento. Além de autorizar a matança de baleias (a cota oficial de abate para 2017 é de 999 animais), a Noruega fez opção pela exploração poluidora de petróleo e atualmente ocupa a posição de 14º maior produtor mundial dessa fonte de energia não renovável e suja.

Em 2010, a Norsk Hydro comprou todos os ativos de alumínio da brasileira Vale S.A., entre elas uma mina de bauxita na Amazônia. Para explorar a bauxita é necessário extrair a vegetação e retirar a camada superior do solo para alcançar o mineral.

A empresa norueguesa teria autorizações de desmatamento que permitiram a retirada de vegetação de uma área de mais de 4.000 hectares. Como a companhia tem licença ambiental, é previsto que haja recuperação da área desmatada no futuro.

Reportar Erro