Estratégias

Michel Temer cogita usar TV para fazer defesa da Lava Jato

Intenção de Temer é tratar Lava Jato como "patrimônio nacional" que precisa de autonomia

acessibilidade:

Mesmo com o avanço das investigações da Lava Jato sobre dirigentes peemedebistas, o vice-presidente Michel Temer cogita fazer seu primeiro pronunciamento à Nação como presidente, após o Senado decidir sobre o provável afastamento da presidente Dilma Rousseff, garantindo a "blindagem" da operação contra eventuais pressões políticas.

A intenção de Temer, segundo interlocutores com quem o vice tem conversado nos últimos dias, é tratar a Lava Jato não só como a maior ação de combate à corrupção no País, mas como um "patrimônio nacional" que precisa ser preservado e ter autonomia para prosseguir com suas apurações. O objetivo com o gesto é tentar manter uma base de sustentação popular à sua gestão.

Temer discutiu neste domingo, em São Paulo, com o publicitário do PMDB, Elsinho Mouco, a convocação de uma rede de rádio e TV para se apresentar para o País. Uma das ideias em discussão é que ele, tão logo assuma, faça um pronunciamento de quatro minutos no qual incluirá o compromisso do novo governo com a continuidade da Lava Jato.

Após a conversa com o publicitário, Temer retornou a Brasília no fim da tarde, para uma série de reuniões com o núcleo de colaboradores que formará a base de seu governo. O primeiro a chegar ao Palácio do Jaburu, nove minutos depois do anfitrião, foi Henrique Meirelles, que vai assumir o Ministério da Fazenda no provável governo peemedebista. Depois vieram Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), Romero Jucá (Planejamento) e Moreira Franco (ações de infraestrutura). (AE)

Reportar Erro