Trump: 30 dias y contando

Mexicanos fazem debate sobre os 30 dias da posse de Donald Trump

Livre comércio, muro e deportação foram os assuntos mais importantes

acessibilidade:

Do México – Os mexicanos não deixaram passar em branco a data de 20 de fevereiro. Nesta segunda-feira, o presidente norte-americano Donald Trump completa um mês à frente da maior potência mundial e para isso foi organizado uma conferência “Trump: 30 dias y contando”, no Instituto Tecnológico Autônomo do México (Itam), a mais importante faculdade privada do país, na Cidade do México.

Os palestrantes analisaram como foram os 30 primeiros dias do republicano e comentaram sobre os assuntos mais importantes entre os dois países, como o Tratado de Libre Comercio de América del Norte (TLCAN), o muro que deve ser construído na fronteiro entre EUA e México e a deportação de imigrantes ilegais.

Rafael Fernández de Castro, ex-assessor do ex-presidente mexicano Felipe Calderón, foi um dos painelistas mais aplaudidos. Crítico ferrenho do atual presidente, Enrique Peña Nieto, sugeriu que a falta de estudo do chefe do Executivo dificulta as negociações. “Temos um presidente que nem sequer fala inglês”, disparou, arrancando gargalhadas do público que lotava o salão principal da universidade.   

Sobre imigração ilegal, Castro afirmou que o ano com mais deportações de mexicanos foi em 2012, no governo de Barack Obama, chegando a 450 mil. Segundo ele, a perspectiva é de que pelo menos 3 milhões sejam expulsos dos EUA até o fim do mandato de Trump.

Os palestrantes também comentaram a cobertura da imprensa mexicana na campanha de Hillary Clinton e Trump. Em sua maioria, os jornais impressos deram maior destaque para o republicano, com críticas e charges o comparando ao nazista Hitler. No México há uma lei que os veículos devem dar espaço igual para ambos concorrente, mas que não é cumprida..

Marcaram presença na conferência o coronel Eric Rojo-Stevens, representante do Partido Republicano, dos Estados Unidos, e Eric Jacobstein, do Partido Democrata.

Reportar Erro