Ninguém se salva

Merkel teve telefone grampeado por pelo menos cinco países

A chanceler foi vigiada por EUA, Rússia, China, Coreia do Norte e Reino Unido

acessibilidade:

A chanceler alemã, Angela Merkel, teve seu celular grampeado por pelo menos cinco agências estrangeiras de inteligência. Além dos Estados Unidos, o telefone de Merkel estava sob a vigilância de Rússia, China, Coreia do Norte e Reino Unido, segundo publicou neste domingo a revista semanal Focus.

Segundo a revista, a área ocupada pela sede do governo em Berlim é tecnologicamente propensa a intercepções e as agências estrangeiras de inteligência teriam tentado, em mais de 100 casos em 2012, recrutar políticos, funcionários públicos, militares, gerentes e cientistas alemães como informantes.

Na semana passada, autoridades alemãs disseram que planejam reforçar a capacidade de contra-inteligência, em resposta às revelações sobre o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos EUA. A medida pode estremecer as relações entre os dois países. As autoridades também informaram que suspeitam que as embaixadas russa e britânica em Berlim estejam participando de espionagem eletrônica.

Reportar Erro