Espionagem americana

"Amigo não espiona amigo", diz Angela Merkel sobre os Estados Unidos

Ela discutirá as acusações de espionagem hoje com François Hollande

acessibilidade:

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, se reunirão nesta quinta-feira (24) para discutir as acusações de que a inteligência dos Estados Unidos espionariam governos europeus durante uma prévia da cúpula de líderes da União Europeia (UE).

O objetivo do encontro seria discutir os preparativos para a cúpula de chefes de Estado e de Governo em Bruxelas, na Bélgica, mas a reunião foi agendada antes de as autoridades alemãs terem declarado que acreditavam que agências de inteligência norte-americanas podem ter espionado o telefone celular de Merkel.

Ao chegar em Bruxelas, Merkel declarou que “amigo não espiona amigo”. “Espionagem entre amigos, isso não se faz”, disse. Segundo ela, esta mensagem já foi enviada ao presidente dos EUA, Barack Obama, a quem também já pediu explicações.

De acordo com a imprensa da Alemanha, a preocupação do governo é muito maior do que a de outros países, pois afirmam que Merkel “governa pelo celular”. Ela sempre é vista atendendo ligações e digitando mensagens durante as reuniões que participa. Se realmente teve o celular hackeado, os problemas podem ser maiores do que se imagina.

Reportar Erro