Saúde

Médicos terão que se submeter às leis de Cuba, diz Padilha

Mesmo atuando no Brasil, cubanos obedecerão somente à ditadura

acessibilidade:

Considerada ilegal no Brasil, a prática cubana de apossar-se de parte do salário dos médicos que virão trabalhar no País é confirmada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ao recepcionar os estrangeiros que vão participar do programa Mais Médicos no aeroporto de Brasília, o ministro afirmou que os profissionais terão que se submeter às leis trabalhistas de Cuba.

Os cubanos assinaram um termo aceitando a condição ao deixar a ilha. Até fevereiro de 2014, o governo brasileiro vai pagar R$ 511 milhões à Organização Panamericana de Saúde (Opas), que repassará o dinheiro ao governo de Cuba. Aos médicos, será efetuada uma remuneração de R$ 10 mil mensais, que deverá ter parte repassada ao país deles.

Para Padilha, nesses casos não há como impedir que o médico obedeça a legislação do país. ?Parcerias como essa têm que seguir as leis trabalhistas do país que faz a doação dos médicos, e seguir exatamente o código civil, penal e ético do país que recebe os médicos?, afirmou Padilha, ao recepcionar médicos estrangeiros no aeroporto de Brasília.

Reportar Erro