Protesto de alunos

Mascarados jogam pedras no Palácio dos Bandeirantes

Alunos fazem ato contra reestruturação de ensino

acessibilidade:

Um grupo de mascarados tomaram frente da manifestação de alunos e professores nesta quinta-feira, 15, em São Paulo, durante protesto contra a reestruturação da rede de ensino estadual que o governo paulista pretende implantar já a partir do início de 2016.

A manifestação começou por volta das 10 horas, na Avenida Faria Lima no sentido Rebouças. Às 12h15 o grupo chegou ao Palácio dos Bandeirantes. Lá, os mascarados jogaram pedras contra a sede do governo estadual e tentaram forçar a entrada pelo portão. Um rojão foi jogado contra a Polícia Militar. Bombas de gás lacrimogêneo foram atiradas contra os manifestantes de dentro do palácio.

Pela mudança anunciada pelo governo, cada unidade escolar passaria a receber apenas alunos de um dos ciclos da educação. Mais de 1 milhão de alunos precisariam ser transferidos com a medida.

"Vão fechar escolas e é inevitável que aumentem o número de alunos por sala de aula. É justamente o contrário que precisamos pra melhorar o ensino. Mais escolas e diminuir a quantidade de alunos por sala", explicou o presidente da Umes, Marcos Kauê.

O Ministério Público do Estado apura a reorganização das escolas estaduais anunciada pela Secretaria Estadual de Educação. Entre outros esclarecimentos, a promotoria do órgão quer saber se de fato unidades serão fechadas e quais os benefícios que o governo espera com a mudança.

Reportar Erro