Eleições Americanas

Marco Rubio vence prévia em Porto Rico; Bernie Sanders ganha no Maine

Sanders conquista 3ª vitória do final de semana; Hillary está à frente

acessibilidade:

Marco Rubio, pré-candidato republicano, e Bernie Sanders, democrata, foram os vencedores das prévias das eleições norte-americanas realizadas neste domingo (6) em Porto Rico e no estado do Maine, respectivamente. As duas prévias deste domingo foram realizadas depois de cinco estados definirem seus candidatos no sábado.

Com a vitória na primária republicana deste domingo, Rubio, senador pela Flórida de 44 anos, soma todos os 23 delegados que estavam em jogo na votação, segundo informa a AP.

Neste território americano, as regras têm peculiaridades: se um candidato alcançar mais da metade dos votos, fica com todos os delegados. Foi o que ocorreu com Rubio. Se ele não tivesse mais de 50%, os delegados seriam divididos proporcionalmente entre os pré-candidatos que alcançassem pelo menos 20%.

Além disso, os porto-riquenhos podem participar das primárias de qualquer partido, mas não podem votar nas eleições presidenciais, mesmo tendo cidadania americana.

Mesmo ganhando todos os delegados de Porto Rico, Rubio está longe dos concorrentes na contagem geral de delegados. Ele tem 151 no total; Ted Cruz tem 300; Donald Trump tem 384.

A vitória de Bernie Sanders, senador por Vermont de 74 anos, no caucus democrata deste domingo é sua terceira deste final de semana e a oitava desde 1º de fevereiro, quando os estados começaram a realizar prévias.

A atribuição de delegados que estavam em jogo neste domingo ainda é contabilizada. Quando Sanders foi declarado o vencedor em Maine, o senador participava de dabte da CNN com a concorrente Hillary Clinton na cidade de Flint, Michigan.

Reportar Erro