Ridículo

Mané Garrincha paga o pato da briga entre flamenguistas e palmeirenses

Carioca STJD quer impedir jogos de times do Rio em Brasília

acessibilidade:

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Caio Cesar Rocha, decidiu aceitar o pedido de interdição do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, feito pelo procurador-geral Paulo Schimitt, culpando o local pelo comportamento agressivo de torcedores do Palmeiras, que agrediram torcedores do Flamengo no intervalo do jogo de domingo.

Em despacho, Rocha explica que o estádio deve permanecer fechado até que "soluções para evitar que os conflitos entre torcidas de times de futebol, recorrentes no Mané Garrincha", sejam adotadas. Na prática, o carioca STJD pune o estádio, considerado pela Fifa um dos melhores da Copa de 2014, por algo que tem a ver com um fenômeno que ocorre nos principais estádios brasileiros.

Por trás da iniciativa do STJD está a conhecida insatisfação com a frequente opção de clubes cariocas de mandar seus jogos em Brasília, onde sempre são registrados bons públicos. No domingo (5),, Flamengo x Palmeira reuniu quase 55 mil torcedores, com renda de cerca de R$2,9 milhões.

Há poucas semanas, ao menor um torcedor ficou seriamente ferido após o desabamento parcial da proteção a torcedores, no estádio do Morumbi. Apesar disso, nem o procurador, tampouco o presidente do STJD tomou qualquer iniciativa de interditar o estádio do São Paulo Futebol Clube. No Rio e em São Paulo, clássicos são marcos por conflitos entre torcedores, inclusive com casos de morte, mas o STJD também não adotou qualquer medida punitiva semekhantes, interditando os estádios onde ocorreram. 

A Procuradoria pediu a interdição do estádio depois da briga entre baderneiros de Flamengo e Palmeiras, que chegou a afetar centenas de torcedores de Flamengo e Palmeiras depois do uso de gás de pimenta para dispersar os brigões. O vento espalhou o gás por quase todo o estádio e chegou até o campo, afetando inclusive os jogadores dos dois times.

O Mané Garrincha receberia mais dois jogos, um na quinta (16), entre Fluminense e Corinthians, e outro no domingo (19), entre Flamengo e São Paulo.

Reportar Erro