Reforma Política

Deputados querem aumentar mandatos para 5 anos

Grupo de trabalho aprova mudança, mas falta a aprovação do Plenário

acessibilidade:

O grupo de trabalho (GT) da reforma política da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quinta-feira (12) a duração de cinco anos para os mandatos de cargos eletivos no Brasil, a partir de 2018. Caso a norma seja aprovada pelo Congresso Nacional e se torne lei, a regra terá validade para os mandatos para presidente da República, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

O GT ainda não definiu qual será a duração do mandato de senadores, cinco ou dez anos. Mas alterou  para uma única data a realização das eleições para todos os cargos eletivos. Ainda hoje, o GT deve decidir sobre posicionar sobre fidelidade partidária e coligações.

Os parlamentares já haviam definido posição, na semana passada, pelo fim da reeleição para presidente, governador e prefeitos e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos.

O grupo foi criado após as manifestações populares iniciadas, em junho, pedindo por mudanças no sistema político do país. A formação do GT também foi uma alternativa ao desejo da realização de um plebiscito que foi manifestada pela presidenta Dilma.

Reportar Erro