Tensão internacional

Mais três países rompem relações com o Irã após ataque

Sudão, Bahrein e Emirados Árabes Unidos romperam com o país

acessibilidade:

Após o rompimento das relações diplomáticas anunciado pela Arábia Saudita com o Irão, o Sudão, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos também cortaram o País. A decisão foi tomada após representações diplomáticas em Teerã e em Mashhad terem sido alvos de ataques. O Irã acusa a Arábia Saudita de agravar as tensões e os confrontos na região.

Bahrein acusa com frequência o Irã de estar por trás de uma insurgência xiita desde que ocorreram protestos em 2011 contra os governantes sunitas. O governo explicou em comunicado que tomou esta decisão em resposta "à flagrante e perigosa ingerência" do Irã nos assuntos internos do Bahrein e dos demais países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), integrado pelos seis países árabes da zona, incluída a Arábia Saudita.

A relação entre Arábia Saudita e Irã voltou a se deteriorar depois de os sauditas executarem o clérigo xiita Nimr Baqir al-Nimr, uma importante figura do movimento de contestação contra o regime. Além dele, outras 46 pessoas foram mortas após serem condenadas por "terrorismo", incluindo jihadistas sunitas acusadas de ligação com a Al-Qaeda.

A execução do clérigo al-Nimr causou protestos entre os árabes xiitas e manifestantes invadiram a embaixada da Arábia Saudita em Teerã, onde 40 pessoas foram presas.

Reportar Erro