Crise hídrica

Maior reservatório de água do Rio atinge volume morto

Maior reservatório de água do Rio atinge volume morto. Ele faz parte do Rio Paraíba do Sul, promessa de socorro à crise na capital paulista

acessibilidade:

O nível do reservatório de Paraibuna atingiu o volume morto nesta quarta-feira, 21. O reservatório é o maior de quatro que abastecem o estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a usina hidroelétrica, que é responsável por geração de energia e abastecimento de água no Estado foi desligada após o nível atingir zero.

Os outros reservatório que abastecem o Rio também estão se esvaziando, segundo o ONS. O reservatório de Santa Branca, pertencente à Light, por exemplo, apresenta nível de 0,65%, com entrada de 27 metros cúbicos de água por segundo e saída de 40 metros cúbicos por segundo; o de Funil (Furnas) tem nível de 4,15%, com 65 metros cúbicos por segundo de entrada e 137 metros cúbicos por segundo de saída; já  no reservatório de Jaguari (Cesp), o nível alcança 2%, com cinco metros cúbicos de água por segundo entrando e 11 metros  cúbicos por segundo saindo.

Todos ficam dentro de hidroelétricas e armazenam água do Rio Paraíba do Sul. Segundo o ONS, para a geração de energia a bacia do Rio Paraíba do Sul representa menos de 1% da energia produzida. Assim, o problema maior será o abastecimento de água.

 

O Paraíba do Sul ainda faz parte de um acordo entre os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); e o então de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), para driblar a falta de água em São Paulo e abastecer o Sistema Cantareira. Pelo acordo, mediado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, os três estados devem apresentar até 28 de fevereiro propostas para o enfrentamento da crise hídrica. Uma dessas propostas é a transposição do Rio Paraíba do Sul, cuja bacia abrange áreas dos três estados.

Reportar Erro