Mais Lidas

Ministro Porcina

Lula virou ministro Viúva Porcina, o que foi sem nunca ter sido

Exonerado, Lula foi ministro da Casa Civil sem nunca ter sido

acessibilidade:

A edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (12) já publica a exoneração de todos os integrantes do ministério de Dilma Rousseff, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva, cuja posse na Casa Civil foi suspensa por decisão judicial.

Com a posse jamais consumada, o ex-presidente Lula vem sendo chamado de "minstro viúva Porcina, aquele que foi sem nunca ter sido", numa referência à célebre telenovla da Globo cujo principal personagem foi vivido pela atriz Regina Duarte.

A posse de Lula foi contestada pela oposição, no Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Gilmar Mendes foi sorteado como relator, concedendo logo em seguida a liminar suspendendo os efeitos da nomeação.

Gilmar Mendes se convenceu do argumento de "desvio de finalidade", uma vez que a nomeaçao de Lula foi caracterizada como uma tentativa de obstruir a ação da Justiça, concedendo ao ex-presidente foro privilegiado para deixá-lo fora do alcance do juiz federal Sérgio Moro, coordenador da Operação Lava Jato, que dias antes havia ordenado sua condução coercitiva, sob vara, para depor na Polícia Federal.

Num primeiro momento, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofereceu parecer favorável a validação da posse de Lula como ministro, sustentado o direito da presidente Dilma Rousseff de nomear seus ministros. Mas, depois, no curso das investigações, Janot mudou de ideia e alterou seu parecer, também convencido de que houve de fato tentativa de obstruir a Justiça.

Vídeos Relacionados