Testemunha de defesa

Lula presta depoimento em processo em que Gleisi e Paulo Bernardo são réus

O petista prestou depoimento por meia hora e saiu sem falar com a imprensa

acessibilidade:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou depoimento como testemunha nesta sexta-feira, 7, em São Paulo, em uma ação penal no âmbito da Operação Lava Jato contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

A oitiva estava marcada para as 9h30 e o petista foi o primeiro de três pessoas a falar. Lula chegou acompanhado do advogado Cristiano Zanin e falou por cerca de meia hora. Também são ouvidos como testemunhas Ivo da Motta Azevedo Correa e Beto Ferreira Martins Vasconcelos, que ocuparam cargos de confiança na Casa Civil durante os governos petistas.

Lula prestou depoimento na Segunda Vara Criminal Federal de São Paulo, a um juiz auxiliar do ministro Edson Fachin, relator do processo que apura a suposta destinação de R$ 1 milhão de origem ilegal para a campanha de Gleisi ao Senado Federal em 2010 – o dinheiro teria origem em irregularidades em contratos da Petrobras. Gleisi e Paulo Bernardo negam a acusação.

Em setembro do ano passado, a Segunda Turma do STF decidiu aceitar por unanimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Gleisi e Paulo Bernardo, que se tornaram réus na Operação Lava Jato.

À época, as defesas de Gleisi e Paulo Bernardo alegaram que a PGR se baseou exclusivamente nas delações premiadas do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef para apresentar a denúncia.

Presidente do PT

O depoimento de Lula ocorre na mesma semana em que Gleisi tomou posse como nova presidente nacional do PT. Em discurso na última quarta-feira, 5, em Brasília, Lula disse que Gleisi será “uma grata e extraordinária surpresa para o nosso partido” e prometeu apoiar a senadora no exercício da presidência do PT. (AE/ com informações)

Reportar Erro