Mais Lidas

CPI do BNDES

Luciano Coutinho participará de audiência pública nesta quinta

A investigação será sobre as operações ocorridas entre 2003 e 2015

acessibilidade:

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar supostas irregularidades envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai ouvir nesta quinta-feira (27) o presidente da instituição, Luciano Coutinho. A reunião está marcada para as 10 horas, em plenário a definir. A reunião havia sido inicialmente marcada para a semanha passada, mas foi adiada a pedido de Coutinho.

A investigação será sobre as operações ocorridas entre os anos de 2003 e 2015, relacionadas à concessão de empréstimos suspeitos e prejudiciais ao interesse público.

O deputado João Gualberto (PSDB-BA), um dos que solicitou a audiência, assinalou que Luciano Coutinho preside o BNDES há vários anos, e esteve diretamente envolvido na definição e implementação das diretrizes políticas operacionais e seleção de projetos apoiados pela Instituição desde 2007. “Certamente participou também da formulação de ações da política macroeconômica que permitiram alavancar os desembolsos do BNDES a partir de 2008, via repasses de recursos vultosos do Tesouro Nacional, na forma de empréstimos e subvenções, assim como da definição de medidas que utilizaram o Banco para execução de outras práticas de política fiscal heterodoxas.”

O deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) também considera fundamental a presença do dirigente na CPI para apresentar informações detalhadas sobre a estrutura e funcionamento do banco, a definição de prioridades de alocação de recursos, a sistemática de avaliação e o acompanhamento de programas e projetos. “Também poderá falar sobre regras para diluição de riscos de crédito, resultados da atuação do banco, e sobre o apoio dado pelo BNDES a empreendimentos específicos de grande porte, entre outras informações.”(Agência Câmara)