Questão de prioridades

Licitação para o trem bala brasileiro mantida para agosto

Governo vai decidir se empresa do acidente na Espanha vai concorrer

acessibilidade:

A data de entrega das propostas para construção do primeiro trem bala do Brasil, ligando as cidade de São Paulo e Rio de Janeiro está mantida para o dia 16 de agosto. É o que garante a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Apesar do acidente ocorrido na semana passada com uma composição similar na Espanha, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, não cogita um adiamento no processo.

A preocupação é com a participação da empresa que operava o trem espanhol, Renfe, no certame. De acordo com Figueiredo, o governo recebeu uma notificação da empresa alegando que o trecho do acidente não era de alta velocidade. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai avaliar a declaração para liberar ou vetar a participação da Renfe.

A embaixada da Espanha informou que o trecho onde ocorreu o acidente faz parte ?da rede convencional? e a velocidade máxima ?não supera, em nenhum caso, os 240 km/h?. A confusão foi criada após o site da Renfe classificar o veículo como ?de alta velocidade?. Só são considerados assim, os trechos onde a composição ultrapassa os 250 km/h.

Reportar Erro