Supremo

Lewandowski rejeita pedido de habeas corpus de Loures

Flagrado com mala de R$ 500 mil, ele está preso em Brasília

acessibilidade:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski indeferiu pedido de habeas corpus de Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor do presidente Michel Temer, preso desde o último sábado, 3, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Alvo, assim como Temer, de inquérito aberto no STF por crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, Loures foi flagrado carregando uma mala com R$ 500 mil em uma das ações controladas feitas por investigadores junto aos delatores do Grupo J&F. Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o valor recebido era propina que pode ter Temer como destinatário.

A prisão foi decretada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), um dia depois de Loures perder o mandato de deputado.

Loures é investigado por supostamente agir na condição de “homem de confiança” de Temer e interceder junto à diretoria do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em benefício da JBS. Em áudio gravado pelo empresário Joesley Batista, da J&F, Temer indica Loures como seu interlocutor.

A PGR afirmou que a prisão do ex-deputado “é imprescindível para a garantia da ordem pública e da instrução criminal, diante dos fatos gravíssimos imputados”.

Nesta quarta-feira, 7, Loures deve ser transferido da carceragem da PF para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Reportar Erro