Caminho "envolve custo"

Levy defende equilíbrio das contas públicas para retorno do crescimento

Para ele, caminho para situação segura "sempre envolve custo"

acessibilidade:

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu há pouco, em comissão geral na Câmara dos Deputados, o equilíbrio das contas públicas como principal responsável pelo retorno do crescimento econômico do País.

Segundo Levy, o caminho para uma situação mais segura e sustentável envolve sempre um custo e deve ser trilhado o mais rápido possível. “É imprescindível para o crescimento econômico que haja segurança e equilíbrio fiscal, mas sempre há algum custo e essa travessia requer esforço e até sacrifício de pessoas e de empresas. O importante é que se faça uma travessia rápida”, disse.

De acordo com o ministro, a política econômica do atual governo está baseada no que ele chamou de “1,2,3 para o crescimento sustentável”. Ele explicou que o “1” é a base fiscal, com as contas ajustadas. “No momento seguinte, os juros começam a cair e o crédito fica mais fácil. O ‘2’ é o aumento da demanda, a volta do crescimento, do emprego, com possível queda da inflação”, afirmou Levy.

Legislativo
Dirigindo-se diretamente aos parlamentares, o ministro informou que o “3” são as mudanças estruturantes que permitirão aumentar a capacidade do País de responder à retomada do crescimento. “Essas medidas estruturais, boa parte de cunho legislativo, são a garantia de que todas as ações vão se sustentar no futuro”, observou Levy.

“O ‘3’ é olhar para a previdência, facilitar os investimentos em infraestrutura, dar segurança ao trabalhador, mas também flexibilidade às contratações, possibilitando à economia formas de crescer”, concluiu Levy, cobrando a participação do Legislativo na análise de medidas estruturantes. (Agência Câmara)

Reportar Erro