Provisoriamente

Laboratório brasileiro antidoping tem licença suspensa

Motivo seria falta de conformidade com as regras internacionais

acessibilidade:

O Laboratório de Controle de Dopagem (LBCD), único brasileiro credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), está com a licença suspensa provisoriamente. O motivo seria falta de conformidade com as regras internacionais laboratoriais. Com a decisão, nenhuma análise de sangue ou urina poderá ser realizada. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) tem 21 dias para apelar da decisão.

Essa não é a primeira vez que a Wada relata problemas no laboratório. Em outra ocasião, houve uma lista de atenção por problemas no controle da dopagem, como falta de tribunal para o julgamento dos casos.  Nos próximos dias, a Wada vai trabalhar próximo ao laboratório para resolver as pendências. Durante a suspensão, as amostras serão transportadas para outro laboratório fora do Brasil.

Comunicado da Wada afirma que um comitê disciplinar será formado para analisar o caso. Esse grupo irá emitir uma recomendação quanto ao passo a seguir a respeito do Laboratório.  A ABCD emitiu uma nota sobre a importância do trabalho da LBCD, principalmente no período próximo aos jogos.

"A ABCD reitera a importância do LBCD para a realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e como legado técnico-científico na luta contra a dopagem no esporte. A ABCD confia no trabalho desempenhado pelo laboratório – com mais de 2,5 mil testes realizados desde sua inauguração – e tem a forte expectativa de que a instituição tomará todas as providências necessárias para que a suspensão provisória imposta preventivamente pela WADA seja revista o mais breve possível", informou em nota.

Reportar Erro