Justiça do Rio afasta presidente da CNC por irregularidades

Juiz afasta presidente da CNC, punido pelo TCU por irregularidades

acessibilidade:

O juiz Josimar de Miranda Andrade, da 20ª vara Cível do Rio de Janeiro, afastou do cargo o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Conselho Nacional do Sistema Sesc/Senac, Antonio de Oliveira Santos, que é alvo de graves denúncias de irregularidades na gestão de mais de R$ 9 bilhões ao ano de contribuições previdenciárias. A decisão deverá ser cumprida imediatamente. Santos está agarrado ao cargo há 33 anos.

A Justiça afastou Antônio de Oliveira Santos da CNC porqe ele foi punido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, de acordo com a lei, alguém nessas condições não pode permancer no cargo. A decisão deverá ser cumprida imediatamente, mas Santos não parece disposto a obedecer a ordem judicial: em Brasília, ele declarou que comparecerá ao local de trabalho “normalmente” na próxima segunda-feira.

Lavando as mãos – Ao tomar conhecimento das mesmas ilegalidades que levou a Justiça a afastar Antônio e Oliveira Santos do chamado “Sistema S”, o presidente do Conselho Fiscal do Sesc, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que iria “abster-se” de tomar qualquer providência. Gabas, que é secretário-executivo do Ministério da Previdência, agora corre o risco de responder na Justiça por sua omissão.

O governo federal decidiu que embora a decisão judicial que afastou Oliveira Santos do Sesc e do Senac não seja definitiva, ele deverá ser substituído para não prejudicar ainda mais a imagem do Sistema S.

Reportar Erro