Pode se dar bem

Apesar da renúncia, Genoino ainda pode se aposentar por invalidez

Ele poderá ter direito ao benefício porque o pedido é anterior à renúncia

acessibilidade:

O ex-deputado corrupto José Genoino ainda poderá ter direito à aposentadoria integral por invalidez de R$ 26.723,13. A renúncia do parlamentar na tarde desta terça-feira (3) não suspende a tramitação do processo que pede a remuneração vitalícia. O entendimento é que o pedido de Genoino ao benefício ocorreu quando ainda era deputado. O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, anunciará mais tarde se Genoino deverá ser reavaliado em 90 dias para ter ou não o benefício.

Ex-presidente do PT José Genoino entrou com pedido de aposentadoria na Câmara dos Deputados em setembro alegando problemas de saúde. Em 24 de julho, Genoino foi diagnosticado com uma dissecção da aorta (quando uma ou mais das três camadas da artéria se rompem forçando uma hemorragia interna). Em seu lugar, assumiu o segundo suplente, deputado Renato Simões (PT-SP). Genoino já era suplente na cadeira eleita por Carlinhos Almeida, que mais tarde se elegeu prefeito de São José dos Campos, em São Paulo.

Apesar da ?doença?, José Genoino não é considerado inválido por médicos cardiopatas. Duas juntas médicas (uma da UnB e outra da Câmara)  já reforçaram a tese de que o estado de saúde dele não é grave. Mesmo assim, os médicos da Câmara dos Deputados vão analisá-lo novamente até o final de fevereiro de 2014, quando expira o prazo de 90 dias estipulado para a nova perícia. Enquanto aguarda a nova avaliação, o ex-deputado corrupto recebe uma aposentadoria proporcional de R$ 20 mil, refente ao tempo de serviço como parlamentar.

Papuda – A prisão do mensaleiro petista ocorreu em 15 de novembro, quando se entregou à Polícia Federal no cumprimento dos mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. No dia 19, a Câmara dos Deputados recebeu o comunicado oficial da prisão, mas descumpriu a medida de tirar os mandados do parlamentares condenados pelo processo do mensalão. Resolveu enrolar e levar à decisão da Mesa Diretora. Hoje, quando a mesa aprovava o pedido de cassação, André Vargas entregou a carta de renúncia. Genoino poderia entrar para a história como primeiro deputado cassado pelo voto aberto.

Reportar Erro