Em Brasília

Genoino é levado para o Instituto de Cardiologia

Com suposta palpitação, ele deu entrada no Instituto de Cardiologia

acessibilidade:

O ex-presidente do PT e deputado licenciado federal José Genoino está internado no Instituto de Cardiologia de Brasília, ao lado do Hospital das Forças Armadas. Ele deu entrada na emergência do hospital no início desta tarde após sofrer algumas palpitações no peito no Complexo Penitenciário da Papuda, onde está preso desde sábado.

A assessoria do Instituto, o antigo Incor, informou que o hospital não está autorizado a passar informações sobre o estado de saúde do militante petista. O caso será acompanhado pelo juiz Ademar de Vasconcelos, que deve decidir se autoriza ou não a divulgação de um boletim médico.

O laudo do Instituto Médico Legal realizado na terça-feira (19) mostrou que o ex-presidente do partido sofre cardiopatia grave e necessita de acompanhamento médico. A defesa usa o estado de saúde dele para fortalecer a tese e que Genoino merece prisão domiciliar. No entanto, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, quer um laudo ‘neutro’ a ser elaborado por três cardiologistas do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que não tem ingerência de governo petista.

A decisão foi dada após a defesa do condenado apresentar petição nos autos da AP 470 requerendo o encaminhamento de Genoíno para ?estabelecimento prisional adequado?, mais próximo de sua residência, ou para que seja colocado em regime aberto.

A internação de um presidiário no Instituto de Cardiologia é considerada tratamento diferenciado por especialistas da área da saúde. Geralmente os apenados vão para as alas de cardiopatia do Hospital Regional da Asa Norte, Hospital de Base, Gama ou Paranoá, onde a Secretaria faz o tipo de tratamento que alega ser necessário. Essas ‘regalias’ aos políticos presos pode ocasionar rebeliões de presos que discordam do tratamento diferenciado.

 

Reportar Erro