Em nome dos pais

Jornalista Matheus Leitão lança livro narrando tortura sofrida pelos pais

Míriam Leitão e Marcelo Netto foram torturados na ditadura

acessibilidade:

O primeiro livro do jornalista Matheus Leitão, “Em nome dos pais”, trás um duro relato da vida de Míriam Leitão e Marcelo Netto, jornalistas perseguidos, presos e torturados durante o período ditatorial brasileiro. A obra, abraçada pela Editora Intrínseca, será lançada nesta terça-feira (16), às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi – Lago Norte.

A narrativa em primeira pessoa é fruto de investigação iniciada há mais de dez anos onde Matheus buscou encaixar todas as peças do quebra-cabeça vivido pelos dois militantes do PCdoB capixaba, que em 1972 foram delatados por um companheiro de luta. O autor analisou documentos oficiais, antes mesmo dos debates promovidos pela Comissão Nacional da Verdade e da aprovação da Lei de Acesso à Informação.

Além de uma história familiar, o livro descreve a luta das pessoas que vivenciaram as aflições da repressão e reconstrói o ambiente vivido nos piores anos da ditadura. Um dos pontos altos do livro pode ser encontrado no capítulo “Xadrez imaginário” onde Matheus revela que sua mãe teve certeza de quem era seu torturador quando viu suas fotos estampadas nos jornais, em 2014. Naquela época, o coronel Paulo Malhães, também conhecido como Dr. Pablo, ex-agente do Centro de Informações do Exército (CIE), assumiu para a Comissão Nacional da Verdade, a captura, tortura, morte e desaparecimento de adversários do regime. Malhães foi assassinado 30 dias depois de depor.

Jornalista Marcelo Netto.Na árdua busca pela verdade, Matheus também localizou o “companheiro” que entregou Míriam e Marcelo e retirou deste um pedido de perdão. Além destas pessoas, Matheus também entrevistou Antônio Wainer Pinheiro Lima, o “Camarão”, comparsa do Dr. Pablo, responsável pelas torturas aplicadas à Míriam, que afirmou não ter participado das torturas direcionadas à sua mãe.

A narrativa começa com a primeira conversa sobre eleição que Matheus teve com seu pai, aos 12 anos, enquanto apenas palavras como perseguição, prisão e porão lhe eram apresentadas. Tudo se desenvolve até o caminho trilhado por seus pais dentro do movimento estudantil e passa pelo dia em que se conheceram, durante um show de Sérgio Ricardo, em Vitória. Também são apresentadas as circunstâncias em que foram presos, o fato de Míriam estar grávida de seu primogênito e o sofrimento do pai que passou nove meses preso em uma solitária na Vila Militar do Rio de Janeiro.

Matheus Leitão

Como jornalista, Matheus é especializado em jornalismo investigativo e recebeu prêmios importantes como Esso, Troféu Barbosa Lima Sobrinho, Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa e menção honrosa no Vladmir Herzog. Trabalhou no Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, revista Época e portal iG. Atualmente trabalha na rede Globo e mantém o Blog do Matheus Leitão, sobre política e polícia.

Os irmãos jornalistas Vladimir Netto e Matheus Leitão com a mãe, Mírian Leitão.

Reportar Erro