Joesley com Cardozo

Joesley: lei de combate às organizações criminosas é a 'fonte de todos os problemas'

Joesley diz que após entender a lei percebeu: 'sou criminoso'

acessibilidade:

Em um dos áudios do dono do grupo J&F/JBS Joesley Batista divulgados nesta sexta-feira pela revista Veja, o delator revela ter discutido com o ex-ministro José Eduardo Cardozo a lei de combate às organizações criminosas (Lei 12.850), após a deflagração das operações da Polícia Federal que investigavam as atividades do empresário. Segundo Joesley, o ex-ministro e advogado de Dilma disse que ele a presidente “foram enganados” e que a lei é a “fonte de todos os problemas”.

O bilionário-delator relata que jantou com o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, em 2013, no dia em que foi aprovada a lei de combate às organizações criminosas, mas antes, para contextualizar, confirma com o seu interlocutor: "Você é do PT, né?". Joesley descreve que o então ministro da Justiça estava "todo empolgado, feliz" com a aprovação de uma nova lei que permitiria o governo a combater "esses bandidos, esse PCC". "Estado da arte no mundo", teria dito Cardozo sobre a aprovação da nova lei.

Após o que descreve como "todo esse processo e essa confusão", ao se referir às seis operações da PF das quais era alvo e a subsequente negociação da delação, o dono da JBS disse ter perguntado aos seus advogados: "O que mudou? Por que não acontecia essas coisas antes e agora…?"."Aí chegam com essa lei, do crime organizado. Eu fui lendo, e lembrando o Zé comemorando a aprovação… aí quando eu terminei de ler eu falei: 'uai, eu sou um criminoso. Eu faço pare de várias organizações criminosas’”, percebe Joesley.

Joesley Batista então relata um segundo encontro com José Eduardo Cardozo onde sua prioridade foi perguntar sobre a lei de Organização Criminosa. O áudio não é claro, mas o segundo encontro com Cardozo teria ocorrido poucos meses (“dois ou três”) antes da gravação, após o início das investigações. “‘Eu e a Dilma fomos enganados. E isso é a fonte de todos os problemas’”, relata Joesley sobre o diálogo com o ex-ministro da Justiça.

Reportar Erro