Em nova confusão

Jean Wyllys acusa Luiz Heinze e Alceu Moreira de chamarem índios de "vagabundos"

Alceu Moreira retrucou dizendo que Jean chegou na Câmara com "meia dúzia de votos"

acessibilidade:

Os deputados ruralistas Alceu Moreira (PMDB-RS) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS) entraram em um bate-boca ontem (9) com os colegas Ivan Valente (PSOL-SP) e Jean Wyllys (PSOL-RJ). Os dois foram acusados de ofender os indígenas que quebraram os vidros de uma porta durante protesto na Câmara dos Deputados. ?O deputado ruralista Alceu Moreira (PMDB-RS) chamou, no microfone, os indígenas de ?meia dúzia de vagabundos?. Nós reagimos a essa ofensa?, contou Jean Wyllys. ?O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) entrou com uma questão de ordem e pediu que o discurso do ruralista fosse retirado dos anais?, completou.

Segundo Alceu Moreira, Jean Wyllys está ?mentindo?. Ele garante ainda que sua fala pode ser facilmente comprovada por meio das notas taquigráficas da Câmara. ?[Jean Wyllys] é um irresponsável que veio com meia dúzia de votos, uns votinhos pingados, ele entrou de carona!?, tripudiou. ?Não foram os índios que quebraram a porta da Câmara, foram pessoas fantasiadas de índios. Foi o que eu falei: ‘alguns vagabundos que quebraram a porta de vidro’. Depois vieram me acusar, mas não tem nada a ver isso?, explicou.

Em resposta à questão de ordem, Heinze teria, segundo Wyllys, ?partido para a agressão? ? fato que não é negado pelo parlamentar, que confirma ter se exaltado diante das acusações. ?A gente falou sobre um assunto [de nosso interesse] e ele [Jean Wyllys] desacatou o deputado Alceu. A gente se exalta com a forma como eles colocam?, justificou Heinz. Para Jean Wyllys, Heinze agiu como ?um valentão de 5ª série? ao partir para cima de Ivan. ?Esses ruralistas estão acostumados a usar a força bruta quando contrariados! Gente que desconhece estado de direito e democrático!?, reclamou.

Reportar Erro