Rebeldes xiitas

Japão fecha embaixada na capital do Iêmen, falta de segurança

Tóquio pediu a seus cidadãos que abandonem o país

acessibilidade:

O Japão anunciou hoje (16) a suspensão temporária da atividade da sua embaixada no Iêmen, à semelhança do que outros países têm feito. As operações na missão diplomática de Sana foram suspensas no domingo (15) devido ?a uma deterioração da situação de segurança?, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O pessoal diplomático foi retirado para a embaixada no Catar. Tóquio pediu a seus cidadãos que abandonem o país.

Várias embaixadas ? como a da Espanha, Grã-Bretanha, dos Estados Unidos, da França, Itália e Holanda ? foram fechadas nos últimos dias no Iêmen na sequência da deterioração da situação política e da insegurança no país.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu, no domingo (15), que os rebeldes xiitas deixem o poder no Iêmen e negociem com as outras forças uma saída para a crise, advertindo que está disposto a ?medidas adicionais?.

Esta foi a primeira resolução aprovada pelo Conselho de Segurança desde que a milícia rebelde decretou, em 6 de fevereiro, a dissolução do Parlamento e anunciou a formação de um conselho presidencial de transição.

O país, localizado no Oriente Médio, e aliado dos Estados Unidos no combate à Al Qaeda, está em convulsão desde a tomada do poder pela milícia huthi.(Agência Lusa/ABr)

Reportar Erro