Carona para Foragidos

Janira Rocha pode ser cassada por uso de carro oficial em fuga

acessibilidade:

A deputada estadual Janira Rocha (PSOL-RJ) pode acabar sem mandato por causa da canora oferecida a Eloisa Samy, advogada e foragida da Justiça ligada aos black blocs. A advogada fugiu escondida no carro oficial da deputada após seu pedido de asilo ser negado pelo governo uruguaio. Eloisa e um casal de amigos se esconderam no Consulado do Uruguai, em Botafogo, para evitar a prisão.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) informou que o corregedor da casa, deputado Comte Bittencourt (PPS), enviará um ofício para a deputada solicitando sua manifestação e esclarecimentos sobre o assunto. “Não tenho dúvida de que isso quebra o decoro parlamentar. Há possibilidade de suspensão e até perda de mandato. Vamos levar isso ao conselho ao fim do recesso”, afirmou o presidente do Conselho de Ética da Alerj, deputado Janio Mendes (PDT). Segundo ele, a conduta de Janira será analisada pelo colegiado após o recesso parlamentar, em agosto. Se configurada quebra de decoro, a punição poderá ser a cassação do mandato.

A deputada também poderá ter problemas com a Justiça por sua atitude. Ajudar na fuga de um foragido da Justiça é considerado crime de favorecimento pessoal ? punido com um a seis meses de detenção e multa. Com um mandado de prisão preventiva expedido desde a noite de sexta-feira, Eloisa Samy era procurada há mais de dois dias e deixou de ser presa pela polícia na segunda-feira porque agentes foram impedidos de entrar no espaço diplomático do Uruguai.

Reportar Erro