#FORATRUMP

Já se fala em impeachment de Trump, ainda improvável

Apesar de pressão popular, líderes do Partido Democrata demonstram desinteresse em solicitar destituição de Trump

acessibilidade:
O deputado Mark Pocan, de Winsconsin, usou as redes sociais para comparar a demissão do diretor do FBI, James Comey, a um "relógio do juízo final", dispositivo imaginário que alerta sobre a probabilidade de uma guerra nuclear. "Talvez devêssemos ter um relógio de impeachment", escreveu o congressista, na quarta-feira (10/5). "Se esse marcador existisse, acho que os ponteiros seriam adiantados em uma hora [rumo à destituição de Trump]." 
 
Assim como no Brasil, a expulsão de um presidente assombrou por duas vezes a história americana. Para que tome forma, o pedido de impedimento requer uma maioria de votos na Câmara para que, em seguida, seja enviado ao Senado. Lá, dois terços dos parlamentares precisam votar favoravelmente à remoção do presidente.
 
Com os republicanos no controle da Câmara e do Senado, um impedimento de Trump parece improvável, mesmo se o Partido Democrata apoiar a ideia. Por outro lado, o posicionamento dos congressistas é significativo para a opinião popular: durante as eleições intercalares do ano que vem, os eleitores norte-americanos vão decidir se devem ou não devolver o poder do Legislativo aos políticos liberais.
 
Alguns grupos de ativistas querem que os democratas corram o risco. Um deles, o Democracy for America (Democracia à America), lançou nota em que exige a impetração de impeachment… Eles defendem que a decisão de Trump foi como "uma repetição das ações mais notórias de Richard Nixon durante o escândalo de Watergate", em 1970. O Comitê de Campanha da Mudança Progressista debate internamente se deve ou não solicitar uma ação corretiva contra Trump.
 
Na tarde de quarta-feira, centenas de manifestantes se reuniram em frente à Casa Branca num protesto ostensivo: eles querem a nomeação de um promotor especial para investigar os laços entre a campanha presidencial de Trump e a Rússia. Para eles, a demissão de Comey representa uma ameaça à nação ianque…
Reportar Erro