caso Molina

Itamaraty recua e convoca Saboia para retornar ao trabalho

acessibilidade:

O encarregado de negócios Eduardo Saboia, responsável pelo ato heroico que trouxe o senador boliviano Roger Pinto Molina ao Brasil será convocado pelo Itamaraty a voltar ao trabalho. Saboia estava afastado desde a viagem não autorizada que de La Paz a Corumbá, no Acre, para trazer o senador asilado. Saboia tomou a atitude preocupado com o estado de saúde do senador, que viveu trancafiado na Embaixada do Brasil na Bolívia por 452 dias desde que se tornou asilado diplomático do Brasil.

Eduardo Saboia será chamado para se apresentar ao Ministério das Relações Exteriores até 30 de setembro e voltará ao trabalho no dia 1º de outubro. Advogado do diplomata, Ophir Cavalcante, alega ter entrado com pedido para que o Saboia voltasse ao trabalho. ?O pleito de retornar às atividades demonstra o seu compromisso com a nação, pois ele recebe salário e sem trabalhar?. A assessoria de imprensa do Itamaraty informa que Saboia assumirá nova função no Brasil, que ainda não foi divulgada.

Desde que trouxe Molina ao Brasil, Saboia é alvo de investigações de uma comissão de sindicância, formada por dois embaixadores e um auditor da Receita Federal. A sindicância continua a investigação, mas agora com Saboia trabalhando. O grupo apura responsabilidades do diplomata na retirada do senador de La Paz. Saboia é acusado de quebra de hierarquia por não ter ?esperado? a autorização para a viagem. A defesa nega porque ele tem autonomia diplomática.

 

 

Reportar Erro