Olimpíadas

Investigação aponta elo de Putin com casos de doping

Agência Mundial Antidoping divulgou documento revelador

acessibilidade:

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) divulgou um novo documento que afirma que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sabia dos casos de doping no atletismo. Além disso, as decisões da Associação Internacional de Atletismo sobre quem competiria nos eventos internacionais deveriam passar diretamente pelo chefe do Kremlin.

No fim do ano passado, a Wada já havia tomado a decisão de suspender a Rússia das competições de atletismo no Rio de Janeiro, durante a Olimpíada.

O documento afirma ainda que os casos de corrupção não foram isolados e cita relações, encontros e dinheiro para os direitos de transmissão do Mundial de Atletismo em 2013. 

Nesse mesmo ano, nove atletas russos haviam sido pegos nos testes de doping. Nenhum deles competiu no Mundial de Atletismo de 2013. Mas os casos não foram investigados. 

Segundo os investigadores, o caso dos nove atletas russos foi revolvido em 2012, num hotel de Moscou. No encontro, o pagamento da TV russa para a IAAF triplicou, sem motivos aparentes.

Reportar Erro