Petrolão

Instituto diz que Lula soube de habeas corpus pela imprensa

Entidade estranhou que a notícia tenha partido do senador Ronaldo Caiado (DEM)

acessibilidade:

O Instituto Lula negou, em nota oficial, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha entrado com pedido de habeas corpus nesta quarta-feira (24). A entidade alega que esse tipo de ação pode ser feito por qualquer cidadão e insinua que a ação possa ter partido do senador Ronaldo Caiado (DEM), já que ele divulgou a informação por meio de seu Twitter e Facebook. Ainda segundo o instituto, advogados devem ingressar nos autos para requerer o não conhecimento do habeas corpus. Confira a nota na íntegra:

“Esclarecemos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não entrou com o pedido de habeas-corpus impetrado em Curitiba, no dia 24/6/2015. Lembramos que esse tipo de ação pode ser feito por qualquer cidadão. Fomos informados pela imprensa da existência do Habeas Corpus e não sabemos no momento se esse ato foi feito por algum provocador para gerar um factoide.

O ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do Habeas Corpus.

Estranhamos que a notícia tenha partido do Twitter e Facebook do senador Ronaldo Caiado.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula”

Críticas a Caiado

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), protestou no Plenário contra a atitude do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que divulgou no Twitter uma cópia de pedido dehabeas corpus preventivo impetrado na Justiça Federal do Paraná em nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O senador afirmou que o pedido teria sido feito por Lula, por medo de ser preso.

“Nós lamentamos que uma liderança nacional da oposição se preste a esse papel. Esse tipo de conduta tem que ser repudiado por todos os democratas que lutam pelo Estado Democrático de Direito”, disse ele. Segundo o líder, o senador “semeou uma mentira descabida e terminou contaminando as redes sociais”.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) informou à imprensa que o habeas corpuspreventivo foi impetrado pelo cidadão Maurício Ramos Thomaz, de Campinas (SP), em favor do ex-presidente. De acordo com o tribunal, qualquer pessoa pode entrar com esse tipo de recurso, não sendo necessária a representação de um advogado. Nas redes sociais, Maurício Thomaz participa da comunidade "Mexeu com Lula mexeu comigo".

Guimarães afirmou ainda que é “inaceitável” e “inacreditável” que um dos principais líderes da oposição “propague essa inverdade grosseira contra essa liderança do porte do grande presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. (Com informações Agência Câmara)

Reportar Erro