Liberdade religiosa

Instituições promovem ato em defesa do Estado Laico

A ação faz parte do Seminário Nacional do Movimento Estratégico pelo Estado Laico

acessibilidade:

Na próxima quinta-feira (28) acontece o lançamento do ?Manifesto em defesa do Estado Laico? no final da plataforma B da Rodoviária do Plano Piloto, das 14 às 16h. O ato político será promovido pelo Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL) e encerra o ciclo de atividades que começa hoje com o debate público ?Laicismo ou laicidade? Desafios atuais do Estado Democrático Brasileiro?, a partir das 19h30, na praça do Balaio Café, na 201 Norte.

O Manifesto será construído durante os três dias do ?Seminário Nacional do Movimento Estratégico pelo Estado Laico? (de 26 a 28 de agosto) com a participação de representantes de diversos movimentos sociais e instituições religiosas e será lançado durante o ato público.

O MEEL é um coletivo horizontal de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, organizações religiosas e outros atores sociais que reconhecem a laicidade do Estado como um elemento fundamental para assegurar a efetivação dos direitos humanos e o aperfeiçoamento da democracia no Brasil.

Desde o lançamento do MEEL em junho de 2013, crescem as adesões à ideia de afirmação ampla e diversa do Estado Laico no Brasil. Essa iniciativa têm em sua origem a determinação em garantir que as decisões sobre a legislação, políticas e serviços públicos sejam baseadas em evidências e não em crenças religiosas de qualquer natureza. Dessa forma, o MEEL foi criado para somar-se aos esforços nacionais em prol da garantia da laicidade do Estado brasileiro e dos direitos humanos.

Impulsionado inicialmente, por importantes redes que defendem os direitos humanos no Brasil, tais como Associação Brasileira de Gays Lésbicas e Transsexuais (ABGLT), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Plataforma Dhesca e Comunidade Bahá?i, o MEEL continua agregando diversas redes e grupos pautados na luta pelas liberdades democráticas.

Reportar Erro