Fora, Ideli

Insatisfeito, PT pede troca no comando dos Direitos Humanos

Comunicado reivindica ministro 'afinado' com a área de direitos humanos

acessibilidade:

Setorial Nacional de Direitos Humanos do PT divulgou nesta terça-feira, 30, nota oficial em que pede a troca da atual ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, por um nome com afinidade com a área de direitos humanos.

O comunicado ressalto que, em um momento em que “setores conservadores” da sociedade defendem propostas que retroagem em “conquistas sociais e humanitárias”, a pasta deve ser administrada por um ministro com qualificação. “Ficando a SDH [Secretaria de Direitos Humanos] com o Partido dos Trabalhadores, há um entendimento que a ministra [Ideli] deu a sua contribuição, mas é necessária para qualificação da SDH à nomeação de algum petista ligado a área dos Diretos Humanos”, destaca o comunicado.

Ex-senadora, Ideli assumiu a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência em abril deste ano, quando a então titular da pasta, deputada Maria do Rosário (PT-RS), deixou o cargo para disputar a reeleição na Câmara. Na ocasião, Ideli foi deslocada da Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional, para os Direitos Humanos. No lugar dela, assumiu Ricardo Berzoini, que irá para a estratégica pasta das Comunicações no segundo mandato de Dilma Rousseff.

Veja a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Direitos Humanos do PT:

Secretaria Nacional de Direitos Humanos do PT

NOTA PELA TROCA DE COMANDO NA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DO GOVERNO DILMA.

O Setorial Nacional de Direitos Humanos do Partido dos Trabalhadores entende ser necessário avançar nas políticas de ações afirmativas na Secretaria de Direitos Humanos da presidência da república.

Assim, diante do atual momento que setores conservadores da classe média e da elite brasileira começaram usar a entidade familiar (na concepção deles), para defenderem suas idéias e retroagirmos nas conquistas sociais e humanitárias.

Neste sentido, é fundamental darmos uma sinalização à esquerda e colocar quadro da área na SDH. O governo Dilma está sendo atacado por colocar ministros completamente estranhos às suas pastas, manter a atual ministra na pasta de Direitos Humanos seria corroborar com isso.

A SDH sempre se caracterizou por ser a pasta dos Governos Petistas mais próximas dos Movimentos Sociais e com um caráter essencialmente petista. Depois de termos figuras diretamente ligada aos Direitos Humanos como Nilmário Miranda, Paulo Vannuchi e Maria do Rosário, colocar alguém não caracterizado com a militância em Direitos Humanos, fez com que nenhuma política específica da pasta avançasse.

Ficando a SDH com o Partido dos Trabalhadores, há um entendimento que a Ministra deu a sua contribuição, mas é necessária para qualificação da SDH à nomeação de algum petista ligado a área dos Diretos Humanos.

Setorial Nacional de Direitos Humanos do PT

Reportar Erro