Lixo acumulado

Infectologista faz alerta sobre situação preocupante do Rio

Para Edimilson Migowski, greve de garis gera risco à saúde

acessibilidade:

lixo rioO professor de infectologia pediátrica e diretor do Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edimilson Migowski, disse nesta quinta-feira (6) que o lixo acumulado no Rio de Janeiro por conta da greve dos garis é perigoso. Em entrevista à Agência Brasil, o profissional afirmou que a sujeira contribui para a proliferação de ratos e outros roedores transmissores de doenças. ?Fora a possibilidade de aumento de moscas, lacraias e baratas –  insetos que também transmitem doenças?, disse. ?E aí, esse lixo, cheio de papel higiênico sujo e urina de rato, pode trazer riscos de hepatite A, leptospirose. Ou seja, várias doenças que podem surgir do lixo?, completou.

Para Migowski, o recolhimento do lixo representa suma importância para a saúde pública, que pode estar comprometida no Rio ?Quando se compromete o recolhimento regular de lixo, você pode favorecer o desenvolvimento de várias doenças infectocontagiosas. É uma realidade preocupante?, afirmou.

Em assembleia realizada na manhã de hoje, a categoria resolveu dar continuidade à greve. Porém, o presidente da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), Vinicius Roriz, garantiu que a paralização foi finalizada, já que apenas um grupo tem cruzado os braços. A coleta de lixo na cidade está irregular desde sábado (1º).

Reportar Erro