Tensão

Índios Tenharim são presos em operação da Polícia Federal

Prisões aumenta o clima tenso na região

acessibilidade:

Polícia FederalAgentes da Polícia Federal prendeu ontem (30) cinco índios da etnia Tenharim suspeitos de terem sequestrado e matado três homens quando eles passavam pela BR 230, rodovia que corta a área indígena. As prisões ocorreram na reserva Tenharim Marmelo, a 150 quilômetros de Humaitá, no sul do Amazonas.  Os índios foram levados para a Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho (RO).

O conflito entre brancos e índios começou com a morte do cacique Ivan Tenharim. O então coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ivã Bocchini, levantou suspeitas de que o cacique poderia ter sido assassinado. Os Tenharins são acusados pelo desaparecimento do professor Stef Pinheiro, do representante comercial Luciano Freire e do técnico Aldeney Salvador, em represália a suposta morte do cacique.

A operação da Polícia Federal, organizada para prender os índios, mobilizou 400 agentes e levou a interdição da Transamazônica entre Humaitá e Apuí, localização da Terra Indígena Tenharins Marmelo.

Reportar Erro