Vaga de Teori

Indicado para o STF, Moraes foi advogado de Eduardo Cunha

Defensor de Cunha, Moraes será revisor da Lava Jato no STF

acessibilidade:

O ministro Alexandre de Moraes (Justiça), indicado pelo presidente Michel Temer para assumir a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), foi advogado de defesa do ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. O escolhido assumirá no STF na condição de ministro revisor de processos da Lava Jato e processos em que Eduardo Cunha figura como réu. Assim, o ex-deputado terá seu advogado como ministro-revisor dos processos.

Eduardo Cunha responde a diversas acusações, de corrupção passiva a formação de quadrilha, passando por falsidade ideológica. Se for escolhido ministro do STF, Moraes será o ministro-revisor de processos como os de Cunha, que se encontram no plenário da Corte. O ex-deputado se encontra preso em Curitiba desde o ano passado, por ordem do juiz Sérgio Moro.

Moraes defende Eduardo Cunha no STF.O presidente Michel Temer realizou consultas finais para a escolha do seu indicado ao STF. Entre os "finalistas", além do próprio Moraes, estavam o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Filho, e os ministros Bruno Dantas (Tribunal de Contas da União), João Otavio Noronha e Mauro Campbel, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A expectativa em torno da nomeação de Moraes para o STF havia sido reduzida com sua renomeação para o Ministério da Justiça, quinta-feira (2), após a pasta acrescentar Segurança Pública a sua denominação.

Justiça e Planalto silenciam
Tanto o Ministério da Jusiça quanto o Palácio do Planalto fugiram de comentários sobre os vínculos de Alexandre de Moraes com o ex-deputado Eduardo Cunha, hoje prsidiário em Cutiriba. A assessoria do ministro informou que "até o momento" nada tem a tem nada a declarar sobre o assunto.

Já a Presidência da República ficou de entrar em contato caso tenha alguma resposta sobre as indagações do Diário do Poder sobre as relações de Moraes com Cunha e a eventual influência do ex-deputado em sua eventual indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal..

Reportar Erro