Resumo da semana

Impeachment de Dilma volta à pauta da Câmara

Extradição de Pizzolato, bloqueio de contas de Cunha e pedido de impeachment são destaques

acessibilidade:

Foi uma semana marcada por surpresas no cenário político, reforçando o clima de imprevisibilidade que persiste no Congresso Nacional. Destaque-se a extradição do mensaleiro Henrique Pizzolato, que estava foragido na Itália. Além disso, o novo pedido de impeachment de Dilma deu sobrevida ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apesar da baixa chance de prosperar. Abaixo, os principais fatos da quente semana em Brasília:

A oposição apresentou na quarta-feira (21) novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o pedido fortalece o presidente da Câmara, que prometeu analisar o documento com "isenção". Cunha deve usá-lo como moeda de troca para se segurar na Câmara.

Na terça-feira, o senador Dário Berger (PMDB-SC), leu o parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) que recomenda a rejeição das contas de 2014 da presidente Dilma. O processo será analisado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), mas conclusão está prevista só para 2016.

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do dinheiro depositado em nome de Cunha, na Suíça. Segundo o Ministério Público Federal, são aproximadamente 2,5 milhões de francos suíços, equivalentes a cerca de R$ 9,6 milhões.

O ex-presidente Lula vem se enrolando na Lava Jato. O lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, afirmou que pediu ajuda ao pecuarista José Carlos Bumlai – amigo de Lula – em contratos de navios-sonda para o grupo OSX, do empresário Eike Batista, por sua relação com ex-ministro Antonio Palocci. Baiano disse ainda que Lula se reuniu pelo menos duas vezes com Bumlai e com João Carlos Ferraz, então presidente da Sete Brasil.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a roubalheira na Petrobras terminou em pizza, aprovando relatório do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). O petista excluiu políticos de seu parecer e acolheu o pedido de indiciamento de empresários da família Schahin. Só surpreendeu ao aceitar a inclusão do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Sérgio criticou a operação Lava Jato e as delações premiadas.

Vindo da Itália, o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato chegou a Brasília, onde cumprirá o restante de sua pena de 12 anos e sete meses de prisão. Ele foi condenado no processo do mensalão.

Na economia, o cenário é de terra arrasada. O Brasil registrou fechamento de vagas formais pelo 6º mês seguido. Em setembro, as demissões superaram as contratações em 95.602, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado de setembro foi o pior para este mês desde o início da série histórica, em 1992.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) – prévia da inflação oficial – subiu 0,66% em outubro, após aumento de 0,39% em setembro, diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do maior resultado para o mês desde 2002, quando o índice avançou 0,90%.

Já a arrecadação federal teve o pior resultado para setembro em cinco anos. Volume de impostos federais caiu 4,12% no mês passado e ficou em R$ 95,2 bilhões, pressionando as contas públicas.

Reportar Erro