Saúde

Ideli promete ação contra boatos de boicote ao Programa Mais Médicos

acessibilidade:

A ministra Ideli Salvatti ( Relações Institucionais) declarou nesta quinta-feira (18) que a Polícia Federal está pronta para investigar os boatos de que médicos estejam tramando, por meio das redes sociais, um boicote ao ?Programa Mais Médicos?, do Governo Federal. Ela lamentou a atuação do grupo que incentiva a inscrição de médicos para promover uma desistência em massa logo em seguida para prejudicar o programa. ?Eu quero crer, até pelo reconhecimento que nós temos dos nossos médicos, do seu compromisso com a medicina, com o juramento que eles fazem ao se diplomar, que isto não esteja ocorrendo?, disse.

Segundo o próprio governo, em uma semana mais de 11 mil médicos já se inscreveram no programa. O Ministério da Saúde informou ainda que, desde a semana passada, a Polícia Federal acompanha o processo de inscrição para evitar o possível boicote.

Ontem (17), o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) impetrou no Supremo Tribunal Federal um mandado de segurança contra a MP que institui o programa porque, segundo ele, a matéria não poderia tramitar no Congresso Nacional em caráter de urgência, já que as medidas só valerão a partir de 2015. Entre as ações previstas no Programa Mais Médicos estão a criação do segundo ciclo do curso de medicina, o que significa que os alunos que entrarem no curso a partir de 2015 terão que atuar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. Além disso, o texto prevê a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar na rede pública nas periferias das cidades e no interior do país. A proposta tem sido bastante criticada pela categoria que, agora, ameaça boicote.

Com informações da Agência Brasil.

Reportar Erro