Mais Lidas

Candidato à reeleição

Haddad defende a realização de eleições para subprefeitos de São Paulo

Prefeito citou experiências já adotadas em cidades como Paris

acessibilidade:

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT / PCdoB / Pros / PDT / PR), defendeu na tarde desta sexta-feira a eleição de subprefeitos na capital, a exemplo de experiências já adotadas por diversas cidades como Paris (França), Buenos Aires (Argentina), Cleveland (EUA) e Cidade do México. “É um modelo inteligente. Faz sentido que uma comunidade com 400 mil habitantes tenha a possibilidade de eleger o poder local”, afirmou o prefeito, após participar de uma sabatina na Rádio USP.  Ele lembrou que existem hoje no Brasil mais de 60 cidades com 400 mil habitantes.

Segundo Haddad, o sistema atual leva a uma interferência maior do Legislativo, uma vez que os vereadores costumam, em sua maioria, ser eleitos com apoio dos eleitores dos territórios de atuação das subprefeituras. “Isso gera um conflito, que só pode ser superado se ouvirmos o povo dessas regiões”, disse.

Haddad destacou que muitos administradores se acostumaram a optar pela nomeação de correligionários para as subprefeituras. “Às vezes, é mais fácil agir assim. Em minha gestão, procurei mudar esse conceito, escolhendo pessoas que fossem afinadas com a administração, mas que fossem funcionárias de carreira da Prefeitura”, completou. Ele observou que a eleição para subprefeitos ajudaria a fortalecer a democracia na cidade de São Paulo. “Não consigo entender como isso seria prejudicial à administração. Consultar a população é sempre um passo na direção correta”, afirmou Haddad. No início do ano, ele enviou um projeto sobre o tema para a Câmara Municipal, que prevê a eleição direta, por maioria absoluta de votos, para as 32 subprefeituras da capital.

Aula Magna

Pela manhã, Haddad esteve no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em São Miguel Paulista, na zona leste da capital, onde ministrou uma aula magna sobre Educação Profissionalizante, no Centro de Referência de Educação Profissional e Tecnológica. O campus, recém-inaugurado, é resultado de uma parceria da Prefeitura com o governo federal, e abre agora inscrições para cursos de nível técnico e superior voltados para formação profissional.

Em sua palestra, Haddad respondeu às perguntas da população e falou sobre as conquistas em educação para todas as idades, desde a educação infantil, com quase 100 mil novas vagas abertas para crianças de 0 a 5 anos, até a descentralização do ensino profissionalizante e superior. Como exemplo, ele citou a inauguração do campus da Unifesp em Itaquera, em um terreno cedido pela Prefeitura com 173 mil metros quadrados, o novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Pirituba, em terreno também cedido pela Prefeitura, e a rede UniCEU, que leva cursos universitários à periferia.