Operação Zelotes

Guido Mantega é ouvido na sede da Polícia Federal em SP

Investigado na Zelotes, ex-ministro teve sigilos quebrados em 2015

acessibilidade:

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega está sendo ouvido na sede da Polícia Federal em São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 28, no âmbito da Operação Zelotyes. Mantega chegou por volta das 14h e não falou com os jornalistas.

Em novemrbo de 2015, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela operação, autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro com o objetivo de apurar se ele tem envolvimento no suposto favorecimento de empresas que obtiveram decisões favoráveis no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), espécie de "tribunal" que avalia débitos de grandes contribuintes com a Receita Federal. A Zelotes também investiga o suspeito esquema de compra de Medidas Provisórias do governo federal.

A Justiça quer descobrir se houve irregularidades, por parte de Mantega, na nomeação de conselheiros do Carf durante sua gestão no ministério – a indicação dos candidatos cabe ao Comitê de Seleção de Conselheiros e o nome precisa ser aprovado pelo ministro da Fazenda.

Reportar Erro