CPI da Espionagem

Espionagem é para obter vantagens econômicas, diz Glenn

Jornalista norte-americano disse ter documentos ainda mais complexos

acessibilidade:

glenn

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald afirmou nesta quarta-feira (9), durante audiência pública da CPI da Espionagem, que os Estados Unidos fazem espionagem para conseguir aumentar ainda mais o seu poder e obter vantagens econômicas. ?Com certeza o grande motivo da espionagem é para obter vantagens econômicas, vantagens industriais?, afirmou. ?Sem dúvidas, o propósito principal não é o combate ao terrorismo, não é a segurança nacional, não é o combate a outros crimes como a pedofilia. É para aumentar o poder dos EUA e dar vantagem econômica?, completou.

O companheiro de Greenwald, o estudante brasileiro David Miranda, também depôs hoje na comissão. Os dois vivem juntos no Rio de Janeiro. Greenwald é colunista do jornal britânico The Guardian e foi responsável pela publicação que deu voz ao ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden delatar o esquema norte-americano de interceptação de dados eletrônicos e telefônicos em todo o mundo. ?Acho que é minha obrigação como jornalista ajudar a proteger a privacidade e os direitos humanos de todas as pessoas em qualquer país?, disse sobre sua matéria. ?Agora podemos ver que o governo dos Estados Unidos age como os governos do Irã e da China?, afirmou.

Os Estados Unidos acusam Snowden de traição e hoje ele vive asilado na Rússia. O jornalista garantiu que ainda existem ?muitos documentos, muito complexos? que foram entregues por Snowden há quatro meses.

Reportar Erro