Mais Lidas

Dissolução do parlamento

Grécia confirma eleições para o dia 20 de setembro

Premier interina confirmou pleito após reunião de gabinete

acessibilidade:

O novo governo grego, liderado pela primeira-ministra interina Vassiliki Thanou, realizou a primeira reunião de gabinete para definir as prioridades até as eleições, que foram confirmadas para 20 de setembro.

A premiê interina e o presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, assinaram um decreto definindo a dissolução do atual parlamento e definindo a primeira sessão com os novos congressistas para 1º de outubro.

Mesmo com menos de um mês no poder, o novo governo terá de supervisionar a implementação de várias medidas de austeridade que foram acordadas pelo ex-premiê Alexis Tsipras como condição para um novo pacote de resgate, estimado em 86 bilhões de euros.

O ministro das Finanças escolhido foi Giorgos Houliarakis, acadêmico que participou da equipe de negociação da Grécia durante as negociações com os credores. Petros Moliviatis foi nomeado ministro das Relações Exteriores, cargo que ocupou duas vezes no passado, incluindo em um governo interino em 2012. Um cantor muito popular, Alkistis Protopsalti, foi nomeado ministro do Turismo.

Thanou assumiu o poder ontem, substituindo Tsipras, que enfrentou uma rebelião no seu partido, o esquerdista Syriza, após o acordo com credores internacionais. Fonte: Associated Press.

Vídeos Relacionados