Diplomacia

Apesar do iminente ataque à Síria, embaixador faz festão de despedidas

Embaixador trapalhão sai de Brasília para representar os EUA na Turquia

acessibilidade:

A grande festa na noite desta quarta-feira, na residência do embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Thomas Shannon, não sugeria qualquer preocupação com o “estado de guerra” em seu país, que se encontra na iminência de bombardear a Síria em suposta represália ao tirano assassino Bashar al-Assad. A presença de carros oficiais do Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro, na porta da casa do embaixador norte-americano, durante a festa, também demonstrava que, a rigor, estão apenas nas páginas dos jornais e na imaginação de brasileiros indignados as tensões provocadas pela revelação de que o governo Barack Obama espiona brasileiros, incluindo a presidenta Dilma Rousseff. Diplomatas brasileiros e americanos confraternizaram a noite toda.

A grande festa era para as despedidas do embaixador Thomas Shannon, que entrega seu posto nesta sexta-feira (6), após um período marcado por controvérsias, divergências entre os governos e denúncias de violação de soberania praticada pelo governo dos EUA. Durante o período Shannon, a julgar pelos documentos secretos vazados ora pelo site WikiLeaks, ora pelo ex-analista da NSA (Agência Nacional de Segurança) Edward Snowden, o Brasil passou a integrar a lista de países hostis à política externa norte-americana.

Shannon é embaixador no Brasil desde 2009 e agora vai ocupar o mesmo posto na Turquia. Em Brasília, ele será substituído no Brasil por Liliana Ayalde, ex-diplomata dos EUA no Paraguai.

Reportar Erro