Mais longo da história

Grã-Bretanha celebra reinado recorde de Elizabeth II

Rainha quebra recorde da tataravó Victória com 63 anos e 7 meses

acessibilidade:

A rainha Elizabeth II se torna nesta quarta-feira, 9, a monarca a reinar por mais tempo em toda a história da Grã-Bretanha, ultrapassando a rainha Victória, que ocupou o trono por 63 anos e sete meses.

Para celebrar a data, o Palácio de Buckingham lançou uma fotografia oficial da rainha tirada por Mary McCartney, fotógrafa e filha do ex-Beatle Paul McCartney. Britânicos homenagearam a monarca com muitos aplausos, balançando bandeiras e mensagens solenes do Parlamento.

No centro de Londres, a BT Tower escreveu “Que ela possa reinar por muito tempo” em suas telas que ficam a 200 metros de altura.

Fontes próximas à rainha disseram que ela está um tanto indiferente com o acontecimento, e acredita que alcançou o marco por ter vivido por muito tempo e seu pai, o rei George VI, ter morrido cedo.

Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, planejam um evento público, mas não ligado diretamente ao marco histórico. O casal real vai inaugurar uma nova rota de trem ao longo das fronteiras escocesas, a maior já construída na Grã-Bretanha em mais de 100 anos.

A expectativa é que a rainha fale brevemente na cerimônia de abertura.

O primeiro-ministro David Cameron disse que milhões de britânicos celebrarão esse momento histórico. “Nos últimos 63 anos, Sua Majestade tem sido uma rocha de estabilidade em um mundo de mudanças constantes, e o seu senso altruísta de serviço e dever ganhou a admiração não apenas na Grã-Bretanha, mas no mundo todo”, disse Cameron. “A rainha é a nossa rainha e não poderíamos estar mais orgulhosos. Ela tem servido o país com graça, dignidade e decência.”

O ex-primeiro-ministro John Major elogiou a longa presença da rainha no trono. “Enquanto primeiros-ministros vêm e vão, celebridades vêm e vão, ela e a monarquia têm sido uma constante absoluta”, disse.

O premiê australiano Tony Abbott disse ao Parlamento da Austrália que a rainha “tem tido uma vida longa de serviços prestados ao país dela”, vista com muito “respeito e afeto” pelos australianos. “Desejamos a ela a ao seu marido saúde e felicidade nos anos que vierem.”

Coroação. A rainha Elizabeth II chegou ao trono em 1952, aos 25 anos. No ano seguinte, foi coroada oficialmente na Igreja de Westminster, em uma cerimônia transmitida pela primeira vez na televisão e assistida por milhões de pessoas no mundo todo.

Diante de mais de 8 mil convidados, incluindo primeiros-ministros e líderes de Estado, ela fez o Juramento da Coroação, comprometendo-se a servir às pessoas e manter as leis de Deus, segundo a rede britânica BBC.

Depois que o arcebispo de Canterbury, Dr. Geoffrey Fisher, colocou a coroa de St. Edwards na cabeça de Elizabeth II, um grito de “Deus Salve a Rainha” foi ouvido e salvas de tiros foram disparadas enquanto a multidão vibrava.

Aproximadamente três milhões de pessoas ocuparam as ruas de Londres para poder ver a nova rainha enquanto ela seguia para o Palácio de Buckingham. (AE)

Reportar Erro