Governo sacrifica fundos regionais para socorrer montadoras, diz senador

Lavy tira verbas de regiões e dá crédito subsidiado a montadoras

acessibilidade:

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), criticou nesta quarta-feira (19) a intenção do governo em contingenciar 30% dos fundos constitucionais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto anuncis novas linhas de crédito subsidiado para montadoras, majoritariamente sediadas na região Sudeste.

"Ele se acha no direito de penalizar 60 segmentos de atividade do pais e de repente pinça um dos setores e libera créditos subsidiados. E, para variar, beneficia diretamente o ABC Paulista, berço do sindicalismo que gestou o PT", lembrou.

A PEC 87/15 do governo quer prorrogar a Desvinculação de Receitas da União (DRU) ampliando o percentual que pode ser usado livremente para saldar as contas públicas. No novo texto está ampliado o contingenciamento nos fundos constitucionais, contribuições sociais (Saúde e Assistência Social), taxas e compensações financeiras sobre recursos hídricos e minerais.  

"Não conseguimos entender o ajuste fiscal do governo quando o ministro Joaquim Levy anuncia linha de crédito subsidiada para montadoras do ABC Paulista irrigando com mais R$ 5 bi o setor automotivo e, no entanto, vai tomar R$ 3,8 bilhões das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste", comparou.

Caiado lembrou que os subsídios fazem o mesmo estilo da política econômica do ex-ministro Guido Mantega, que tentou salvar o setor com a redução do IPI em anos anteriores. Para ele, o governo volta a insistir no erro por motivos políticos.

Reportar Erro