A Coisa tá feia

Rússia já admite libertar empresários presos para aquecer a economia do país

acessibilidade:

Em 2010, 276.435 crimes de desvio de recursos e evasão de divisas foram investigados pelo governo da Rússia. Esse número é maior do que o número de roubos investigados no mesmo período. Dos três milhões de micro e pequenos empreendedores, 110 mil estão presos por algum dos crimes citados e 2,5 mil estão esperando julgamento.

Com todos esses empresários presos e a economia russa esfriando, o presidente Vladimir Putin resolveu considerar a possibilidade de conceder anistia a alguns desses possíveis empregadores. O governo disse que essa atitude pode ser ?entendida no contexto russo?, pois consideram que pode ter havido um exagero no combate ao crime organizado e desigualdades geradas por privatizações.

As penas de alguns empresários serão revistas para que injustiças sejam desfeitas e eles voltem a atuar na economia e gerar impostos para o governo. Isso pode trazer um novo ânimo às pessoas que não estão propensas a arriscar seu dinheiro abrindo uma empresa. Putin disse em um fórum econômico que liberar alguns dos empresários detidos pode ajudar a restaurar a economia com os ?valores de liberdade econômica, do trabalho e do sucesso para empreendedores?.

Com informações do NY Times

Reportar Erro